Fundadores e Órgãos sociais

FUNDADOR

David Ferreira

(DVM, PhD)

Principais áreas de interesse: maneio da dor, TIVA/TCI, monitorização da profundidade anestésica, anestesia locorregional e anatomia.

Licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 1997, lecionou anatomia veterinária e anatomia clínica entre 1993 até 2011.

Membro co-fundador da Associação Ibérica de Anatomistas Veterinários em 2007, e fundador e diretor do museu de Anatomia veterinária, e do serviço de Técnica anatómica da UTAD entre 2005 e 2011.

Durante o seu percurso na UTAD foi cirurgião no hospital veterinário da UTAD onde exerceu cirurgia de tecidos moles e ortopedia de animais de companhia.

Postgraduate Certificate em Experimental Design and Stats. Meth. in Biomedical Experimentation em 2006 pela Universidade de Kuopio, Finlândia.

Concluiu o Doutoramento em Ciências Veterinárias- Anestesiologia em 2007 após um estágio de três anos em anestesiologia no bloco de neurocirurgia do Hospital Geral de Santo António- Porto.

Foi diretor do 1º ciclo em Engenharia Zootécnica da UTAD 2010-2011.

Membro co-fundador e diretor dos estudos pré-clínicos da empresa Porto Life Sciences Contract Research Company entre 2009-2011, e Contract Researcher na empresa Medpharm Company UK entre 2011-2014.

Colaborador convidado na formação em vários módulos de cirurgia de animais de companhia na Improve Ibérica/International desde 2007.

Entre 2011 e 2017 assumiu a regência das unidades curriculares de anatomia veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde também foi vice-diretor do Centro de Investigação em Ciências Veterinárias entre 2012-2013.

Desde 2016 é professor de cirurgia, imagiologia e anestesiologia na Universidade de Évora, e investigador integrado do Centro de Investigação MED.

Cirurgião ortopédico e de tecidos moles no Hospital veterinário da Universidade de Évora desde 2016, onde também é membro do conselho diretivo desde 2018.

Fundou a Associação Ciprestes com as iniciativas SAVE e PROTECC em 2019, na qual assume cargo na direção.

Desde 2018 é perito europeu em projetos financiados pela Comissão Europeia na área de “Understanding causative mechanisms in co- and multimorbidities combining mental and non-mental disorders”.

Participou em e coordenou vários projetos de investigação nas áreas de anestesiologia e monitorização, e da farmacocinética da aplicação transdérmica de fármacos, e publicou vários livros e capítulos de livros, e artigos científicos nas áreas de anestesiologia e anatomia.

Concluiu a orientação de doutoramentos e pós-doutoramento nas áreas de anestesiologia e monitorização anestésica, e de mestrados em áreas clínicas e cirúrgicas de animais de companhia.

Órgãos sociais

estrutura orgânica da associação