Fundadores e Órgãos sociais

FUNDADOR

David Ferreira

(DVM, PhD)

Principais áreas de interesse: maneio da dor, TIVA/TCI, monitorização da profundidade anestésica, anestesia locorregional e anatomia.

Licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 1997, lecionou anatomia veterinária e anatomia clínica entre 1993 até 2011.

Membro co-fundador da Associação Ibérica de Anatomistas Veterinários em 2007, e fundador e diretor do museu de Anatomia veterinária, e do serviço de Técnica anatómica da UTAD entre 2005 e 2011.

Durante o seu percurso na UTAD foi cirurgião no hospital veterinário da UTAD onde exerceu cirurgia de tecidos moles e ortopedia de animais de companhia.

Postgraduate Certificate em Experimental Design and Stats. Meth. in Biomedical Experimentation em 2006 pela Universidade de Kuopio, Finlândia.

Concluiu o Doutoramento em Ciências Veterinárias- Anestesiologia em 2007 após um estágio de três anos em anestesiologia no bloco de neurocirurgia do Hospital Geral de Santo António- Porto.

Foi diretor do 1º ciclo em Engenharia Zootécnica da UTAD 2010-2011.

Membro co-fundador e diretor dos estudos pré-clínicos da empresa Porto Life Sciences Contract Research Company entre 2009-2011, e Contract Researcher na empresa Medpharm Company UK entre 2011-2014.

Colaborador convidado na formação em vários módulos de cirurgia de animais de companhia na Improve Ibérica/International desde 2007.

Entre 2011 e 2017 assumiu a regência das unidades curriculares de anatomia veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde também foi vice-diretor do Centro de Investigação em Ciências Veterinárias entre 2012-2013.

Desde 2016 é professor de cirurgia, imagiologia e anestesiologia na Universidade de Évora, e investigador integrado do Centro de Investigação MED.

Cirurgião ortopédico e de tecidos moles no Hospital veterinário da Universidade de Évora desde 2016, onde também é membro do conselho diretivo desde 2018.

Fundou a Associação Ciprestes com as iniciativas SAVE e PROTECC em 2019, na qual assume cargo na direção.

Desde 2018 é perito europeu em projetos financiados pela Comissão Europeia na área de “Understanding causative mechanisms in co- and multimorbidities combining mental and non-mental disorders”.

Participou em e coordenou vários projetos de investigação nas áreas de anestesiologia e monitorização, e da farmacocinética da aplicação transdérmica de fármacos, e publicou vários livros e capítulos de livros, e artigos científicos nas áreas de anestesiologia e anatomia.

Concluiu a orientação de doutoramentos e pós-doutoramento nas áreas de anestesiologia e monitorização anestésica, e de mestrados em áreas clínicas e cirúrgicas de animais de companhia.

Órgãos sociais

estrutura orgânica da associação

Direção

David Orlando Alves Ferreira

Presidente

Joana Marta Santos Silva Duran

Vice-Presidente

José Manuel de Azevedo Monteiro

Vice-Presidente

Assembleia Geral

João Manuel Tavares Mingote

Presidente

Joana Dias Barbosa de Oliveira

Secretário

José Luíz Duran da Silva

Secretário

Conselho Fiscal

Maria de Fátima Barreto Costa Tavares Mingote

David Mendes Ferreira

Maria Clara Machado Santos Silva Duran

Fechar Menu